Verdadeiro tesouro de biodiversidade, cultura e herança dos povos indígenas, a Região Norte do Brasil conta com sete estados e é a maior em extensão territorial em nosso país. Essa região é uma fonte inesgotável de inspiração: a exuberância da Amazônia, que atravessa todos os estados, a beleza do Parque do Jalapão, no Tocantins, as maravilhas do Monte Roraima e a união das águas do Rio Negro e do Rio Solimões, são tocadas pelo verde das florestas, que proporciona calma, harmonia e frescor.
A cor verde está profundamente ligada às paisagens da Região Norte, que é lar da maior floresta tropical do mundo. Sua diversa fauna e flora, com árvores majestosas e espécies surpreendentes, colorem o cenário com variados tons de verde, que fazem respirar e inspirar.
Os verdes claros, com tonalidades como menta e água-marinha, nos lembram das incríveis quedas d’água da Cachoeira da Formiga, enquanto os tons de verde escuro, como o bandeira, musgo e o oliva, trazem sobriedade, elegância e remetem às densas matas inexploradas da Amazônia, trazendo a essência da região para os interiores.
Cada um desses tons deve ser uma escolha estratégica para integrar a decoração – das paredes ao estofado, dos móveis às peças decorativas, canalizando a atmosfera silvestre e trazendo uma sensação de serenidade. A presença do verde também remete ao urban jungle, tendência do design biofílico que traz a natureza para dentro de casa.
Combine elementos naturais, como texturas em madeira, e enriqueça a decoração com padrões e estampas inspiradas na cultura nortista em almofadas e quadros. Plantas ornamentais também são uma ótima opção para adicionar vida ao ambiente. Para atingir o equilíbrio, aposte em cores neutras como o cinza, o marrom e o branco, que evitam a sobrecarga visual e dão um toque charmoso ao espaço.
Explorar as belezas da Região Norte é conhecer o verdadeiro Brasil, que ainda vive e respira cultura, sustentabilidade e abundância.
Se você gostou das nossas ideias, acesse o Instagram da Multimóveis e confira ainda mais inspirações por lá!